
Cirurgia Geral e Coloproctologia no Tatuapé / Anália Franco - SP
Cirurgias Minimamente Invasivas: Robótica, Videolaparoscopia, Laser



DIVERTICULITE
Algumas pessoas apresentam pequenas bolsas ou saculações que se desenvolvem na parede do intestino grosso, sendo mais comum nos cólons sigmóide e descendente, ambos à esquerda do abdome. Essas bolsas são chamadas divertículos. Divertículos são como as redes das caçapas de uma mesa de bilhar.
Cerca de 10% dos adultos com mais de 40 anos tem divertículos no intestino, e isso torna-se mais comum à medida que as pessoas envelhecem - quase metade de todas as pessoas com mais de 60 anos os tem. A maioria das pessoas que tem divertículos no intestino não apresenta sintomas, e frequentemente sua presença é um achado incidental, detectada em testes solicitados para outra doença.
Nos divertículos, podem se acumular resíduos de fezes e bactérias ao longo do tempo, causando inflamação ou infecção. Esse quadro é chamado de diverticulite aguda e deve ser tratado por um médico especialista coloproctologista. Em quadros de diverticulite, normalmente ocorre dor do lado inferior esquerdo do abdome e inchaço abdominal (distensão). Em casos mais graves, pode surgir febre, mal estar e rigidez abdominal.
CAUSAS

A teoria dominante é que uma dieta pobre em fibras é a principal causa da diverticulite. A doença diverticular foi descrita pela primeira vez nos Estados Unidos no início do século XX, quando os alimentos processados foram introduzidos na dieta americana.
Fibra é um carboidrato complexo, presente nas frutas, legumes e verduras e que o nosso organismo não consegue digerir. Algumas fibras se dissolvem facilmente na água (fibra solúvel) e adquirem uma textura gelatinosa nos intestinos. Outras fibras passam quase inalteradas pelos intestinos (fibra insolúvel). Ambos os tipos de fibras ajudam na evacuação das fezes, prevenindo-se a constipação (intestino preso).
A constipação faz com que os músculos se esforcem para mover as fezes endurecidas. Esse excesso de pressão pode fazer com que os pontos fracos do cólon se projetem e se transformem em divertículos.
PERGUNTAS
FREQUENTES
Qual é a diferença entre diverticulose e diverticulite?
A diverticulose é a presença de divertículos na parede do intestino. A presença dessas bolsas geralmente não é um problema e é comum ver essas bolsas na colonoscopia à medida que as pessoas envelhecem. A diverticulite é quando essas bolsas ficam inflamadas e infeccionadas.
Que tipo de dieta devo seguir para a doença diverticular?
Uma dieta rica em fibras é recomendada para a doença diverticular. O objetivo deve ser de 25 a 30 gramas de fibra por dia.
Como conseguir 25 a 30 gramas de fibra por dia?
Algumas referências:
1 maçã média crua com pele = 3,3 gramas
1 pera média crua com pele = 5,1 gramas
1/2 xícara de brócolis cozido = 2,6 gramas
1/2 xícara de cenoura cozida = 2,3 gramas
1 tomate médio cru = 1 grama
1/2 xícara de espinafre cozido = 2,2 gramas
3/4 xícara de cereal, flocos de farelo = 5,3 gramas
3/4 xícara de aveia simples cozida = 3 gramas