5743541409
 

HEMORROIDAS

Hemorroidas são um conjunto de pequenas artérias e veias que se localizam no canal e borda anais. Todas as pessoas as possuem. Portanto, há diferença entre hemorroidas e Doença Hemorroidária.


Doença Hemorroidária é quando se desenvolve um problema relacionado a esses vasos, como sangramento, dor, prolapso, coceira ou trombose.


As hemorroidas são dívidas em internas (localizadas no canal anal) e externas (localizadas na borda anal). O surgimento desses sinais e sintomas estão relacionados a dieta pobre em fibras, esforço para evacuar, intestino preso, permanência prolongada no vaso sanitário durante e após as evacuações, gestação e trabalho de parto prolongado.


Após os 50 anos de idade, cerca de metade da população possui algum grau de Doença Hemorroidária.

O diagnóstico é simples e feito pelo médico especialista coloproctologista através do exame físico da região anal. Não há necessidade de exames complexos e invasivos.

  • YouTube - círculo cinza

PERGUNTAS

FREQUENTES

Sangue vivo nas fezes ou proveniente do reto e anus é provavelmente uma hemorroida?
Embora o sangramento pelo orifício anal possa geralmente vir de hemorroidas, há outras situações que podem causar sangramento, como câncer, pólipos, fissuras e fístulas anais.


A dor no ânus é provavelmente uma hemorroida?
Nem sempre. As hemorroidas que, mais usualmente, cursam com dor são as externas. Quando a dor é interna, outras causas podem estar envolvidas.

Todos os tratamentos para hemorroidas são dolorosos?
Não, pois nem todas as situações são tratadas com cirurgia. Além disso, alguns casos podem ser tratados com a técnica de Desarterialização Hemorroidária, que não envolve cortes na borda anal e por isso promove recuperação mais rápida do paciente e com menos dor do que as técnicas tradicionais,


O que posso fazer para evitar hemorroidas?
Dieta rica em fibras com boa hidratação, não inibir a vontade de evacuar, evitar permanecer por muito tempo no vaso sanitário, diminuir o consumo de farinhas refinadas e alimentos apimentados.

CIRURGIA DE HEMORRÓIDAS SEM CORTES

A técnica cirúrgica de Desarterialização Hemorroidária é minimamente invasiva e não envolve corte na borda anal.  Por isso, promove recuperação mais rápida do paciente e com menor dor do que as técnicas tradicionais.

É utilizado um anuscópio - ENDOPEX - com perfil anatômico cilíndrico, mais confortável para o paciente, com janela operatória ampliada e fonte de luz led, com distensão mínima dos esfíncteres. Associado ao Doppler de 20 MHz, permite a localização, ligadura dos ramos terminais da artéria hemoglobina hemorroidária superior e lifting.

Com a técnica de Desarterialização Hemorroidária o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia. O processo de cicatrização é mais rápido e menos doloroso por não haver cortes. O pós operatório pode ser feito em casa, dispensando a necessidade de longos períodos de internação e seus consequentes riscos. Além disso, apenas um único retorno ao consultório médico, no mês seguinte, já é o suficiente, enquanto em cirurgias realizadas com técnicas tradicionais, são exigidos em torno de 4 retornos no mesmo período.

logotipo-whatsapp_branco.png