5743541409
 

HÉRNIAS

ABDOMINAIS

Hérnia é a fraqueza, com consequente abertura, de camadas mais profundas da parede abdominal. Há diferentes tipos de hérnia:

  • Hérnia epigástrica, localiza-se na região entre o estômago e o umbigo.

  • Hérnia umbilical, surge devido à fraqueza natural da cicatriz umbilical, local por onde passava o cordão umbilical. 

  • Hérnia inguinal, surge na virilha (zona de junção entre a coxa e a parte inferior do abdome). Nos homens, pode estender-se até o escroto (saco) sendo chamada de hérnia inguino-escrotal. Provoca sensação de peso ou queimação local que piora com o esforço físico e melhora ao descansar. Na maioria dos casos, a cirurgia é o tratamento indicado para esse tipo de problema.

Quando pequenas, as hérnias podem não apresentar sinais externos além do inchaço na área por ela afetada. No entanto, se a abertura no tecido muscular e a protusão aumentarem, a dor pode ser contínua ou intermitente e sua tendência é agravar-se com atividades que pressionem a parte inferior do abdome, como esforço para evacuar, tossir, levantar peso ou, ainda, se a pessoa permanecer em pé por período prolongado.

PERGUNTAS

FREQUENTES

Como saber se eu tenho hérnias?

Geralmente, a hérnia é diagnosticada apenas com a análise clínica, revisão dos sintomas e verificação do seu histórico médico. Cerca de 70% das hérnias inguinais podem ser identificadas através da apalpação simples. Durante o exame, o médico pode pedir para a pessoa tossir ou assoprar com a boca fechada, pois isso faz com que a lesão seja vista e sentida mais facilmente.

Hérnias desaparecem espontaneamente?

A hérnia pode manifestar-se num momento, desaparecer espontaneamente e voltar a manifestar-se de novo. Às vezes, porém, ficam encarceradas, isto é, as alças intestinais não retornam à posição normal.

Levantei um peso e estou com dor na parte de baixo do abdome, pode ser hérnia?

Na maioria dos casos, não se trata de hérnia pois sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Caso você perceba um inchaço na região da dor, procure um médico especialista.

CIRURGIA POR

VIDEO

LAPAROSCOPIA

Videoparoscopia é um procedimento cirúrgico menos invasivo, realizado através da introdução de portais (trocárteres), por pequenas incisões no abdome, para a introdução das pinças e da câmera.

A laparoscopia é feita sob anestesia geral, com insuflação da cavidade abdominal, com gás carbônico. A câmera, introduzida por um dos portais, transmite as imagens para os monitores que se localizam na sala cirúrgica. O número de portais varia conforme o órgão a ser operado e da complexidade da cirurgia.

As vantagens desse método são: diminuição da resposta metabólica ao trauma cirúrgico, maior rapidez na recuperação, menos dor, retorno precoce às atividades diárias e cicatriz muito discreta.

CIRURGIA ROBÓTICA

Sistema cirúrgico Da Vinci Si é alta tecnologia para a realização de cirurgias minimamente invasivas assistidas por robô para tratamento de Hérnias Abdominais.

 

Possibilita cortes menores, menos dor e desconforto no pós-operatório, diminuição de sangramento durante a cirurgia, menor tempo de internação, melhor recuperação e retorno mais rápido às atividades do dia-a-dia.

logotipo-whatsapp_branco.png