5743541409
 

FISSURA ANAL

Fissura anal é um pequeno rasgo ou corte na pele que reveste o ânus, que pode causar dor e sangramento.

As fissuras podem ser agudas (início recente) ou crônicas (presentes por muito tempo ou recorrentes). Uma fissura aguda geralmente é causada por hábitos intestinais alterados, com fezes secas e endurecidas ou diarreia. Uma fissura crônica geralmente é causada por problemas nos hábitos intestinais, músculos esfincterianos excessivamente tensos ou espásticos, cicatrizes ou problemas subjacentes. Por isso, quadros persistentes exigem uma avaliação cuidadosa feita por um médico especialista coloproctologista, pois podem ser causados por outras condições de saúde.

O quadro é marcado por dor intensa e sangramento vivo visto no papel e/ou no vaso sanitário, o que leva as pessoas a evitar a evacuação por causa da dor.

  • YouTube - círculo cinza

ABSCESSOS E FÍSTULAS ANAIS

Abscesso anal é uma formação purulenta (cheia de pus) que surge pela obstrução ou inflamação de uma ou mais glândulas do canal anal, causada por bactérias ou corpos estranhos. Certas condições, como a doença de Crohn ou outras inflamações do intestino, podem facilitar o surgimento de abscessos. O abscesso precisa ser drenado por um médico especialista coloproctologista.

Fístula anal é quase sempre o resultado de um abcesso anterior. É um pequeno orifício, próximo ao ânus, com saída de pus.

Os sintomas incluem dor constante, às vezes acompanhada de inchaço, irritação da pele ao redor do ânus e febre.

VERRUGAS ANAIS

As verrugas anais (condilomas) são causadas pelo vírus HPV (papiloma humano). Podem surgir tanto na borda quanto no canal anal. ​No início, elas aparecem como pequenas manchas e podem crescer. Elas geralmente não causam dor ou desconforto e, por isso, muitas pessoas nem sabem que as tem. Podem ser transmitidas de pessoa para pessoa através do contato direto.

As verrugas precisam ser removidas por um médico especialista coloproctologista, caso contrário continuarão a crescer e se multiplicar. Além disso, há evidências de que as verrugas podem se tornar cancerosas se não forem tratadas.

COCEIRA ANAL

Coceira ou prurido anal pode ser mais incômoda à noite ou após a evacuação. Pode acontecer por limpeza excessiva da área anal, resíduos fecais, transpiração excessiva ou excesso de pelos ao redor do ânus, além de medicamentos tópicos.

Além disso, bebidas alcoólicas, laticínios, sucos de frutas cítricas ou bebidas que contenham cafeína (café, chá, cola) podem causar irritação para algumas pessoas, assim como chocolate e nozes.

Outras causas de coceira anal podem incluir vermes, psoríase, eczema, dermatite, hemorroidas, fissuras, infecções anais e alergias. É importante investigar a causa da coceira com a ajuda de um médico especialista coloproctologista, para adotar o melhor tratamento, evitando mais traumas na área.