5743541409
 

PROLAPSO RETAL 

O prolapso retal é a exteriorização do reto pelo ânus, causada pelo enfraquecimento do assoalho pélvico e associada à fraqueza do músculo do esfíncter, o que pode resultar em vazamento de fezes ou muco.

Mais comum em mulheres. pode ser resultado das tensões envolvidas no trabalho de parto ou do hábito mantido ao longo da vida de se esforçar para ter evacuações. Também está relacionado ao processo de envelhecimento, em que há o enfraquecimento dos músculos que sustentam o reto dentro da pelve. Problemas neurológicos, como doença da medula espinhal, também podem levar ao prolapso. 

Felizmente, existem muitas maneiras diferentes de corrigir cirurgicamente o prolapso retal. Procure ajuda de um médico especialista coloproctologista.

  • YouTube - círculo cinza

RETOCELE

Retocele é uma protuberância da parede frontal do reto para a vagina, área chamada septo retovaginal, que se projeta com a força da evacuação. 

Pode ser consequência de fraqueza do septo retovaginal, que pode coexistir com cistocele ("bexiga caída") e prolapso uterino.

Alguns fatores podem aumentar o risco de uma mulher desenvolver retocele, incluindo traumas no parto - como partos múltiplos, difíceis ou prolongados - ou o uso de fórceps para ajudar no parto e episiotomia nos músculos dos esfíncteres anais. Além disso, uma história de constipação e esforço com evacuações ou histerectomia pode contribuir para o desenvolvimento de retocele. Comumente, o problema se desenvolve com a idade, mas pode ocorrer em mulheres mais jovens ou sem filhos.

Muitas mulheres tem retoceles, mas apenas uma pequena parte tem os sintomas relacionados ao problema. Os sintomas incluem abaulamento vaginal e sensação de uma massa na vagina. Também pode causar evacuação difícil com esforço, ou um rápido retorno da vontade de evacuar logo após sair do banheiro. 

 

A retocele pode ser identificada em um exame de rotina na vagina e no reto. Para confirmar seu tamanho e importância, exames complementares podem ser necessários.​ Para isso, procure um médico especialista coloproctologista.