5743541409

REFLUXO GASTROESOFÁGICO

A doença do refluxo gastroesofágico é um conjunto de sintomas causado pela passagem do suco gástrico e/ou retorno do alimento para o esôfago e até mesmo para a garganta (laringe), cavidade oral e vias respiratórias.

Os sintomas típicos do problema são azia, dor no peito, queimação atrás do osso esterno, dificuldade para engolir, tosse seca, rouquidão, dor de garganta, regurgitação de suco gástrico, inchaço na garganta e náusea após as refeições. Muitas vezes, existe a sensação de que o alimento ficou parado na garganta. Pioram quando a pessoa se curva, se inclina para a frente, se deita ou come. 

A ocorrência do problema também está diretamente relacionada à alimentação. Chocolate, pimenta, frituras, café e bebidas alcoólicas, se consumidos em excesso, podem contribuir para o refluxo.

Na maioria dos casos, a doença do refluxo gastroesofágico pode ser tratada através de mudanças na dieta e no estilo de vida. No entanto, algumas pessoas podem necessitar de medicação ou cirurgia, quando não há melhora dos sintomas e surgem complicações como úlceras e o desenvolvimento de uma doença chamada Esôfago de Barrett. Nestes casos, um médico especialista em Cirurgia Geral deve ser consultado para avaliar e realizar a cirurgia para refluxo. 

PERGUNTAS

FREQUENTES

Como é a cirurgia para refluxo?

A cirurgia para refluxo gastroesofágico é feita através de laparoscopia, procedimento minimamente invasivo realizado através de pequenas incisões no abdome. Durante o procedimento, corrige-se a hérnia de hiato, se presente, e uma válvula anti-refluxo é confeccionada na transição entre o esôfago e o estômago, evitando assim o refluxo. Normalmente o paciente recebe alta no dia seguinte ao procedimento.

Quando a cirurgia para refluxo é indicada?

A cirurgia para refluxo está indicada quando a dieta e o tratamento com remédios não traz resultados. Também depende do tempo em que o paciente apresenta refluxo, da intensidade e da frequência dos sintomas, e da vontade do paciente ser operado para resolver o problema.

É difícil se alimentar após a cirurgia?

Após a cirurgia, existem alguns cuidados com a alimentação. Na primeira semana será necessário se alimentar apenas com líquidos, passando para a dieta pastosa nas semanas seguintes. De acordo com a tolerância e a liberação do médico, é retomada a alimentação normal. 

Como é feita a cirurgia por Videolaparoscopia?

Videoparoscopia é um procedimento cirúrgico menos invasivo, realizado através da introdução de portais (trocárteres), por pequenas incisões no abdome, para a introdução das pinças e da câmera.

A laparoscopia é feita sob anestesia geral, com insuflação da cavidade abdominal, com gás carbônico. A câmera, introduzida por um dos portais, transmite as imagens para os monitores que se localizam na sala cirúrgica. O número de portais varia conforme o órgão a ser operado e da complexidade da cirurgia.

As vantagens desse método são: diminuição da resposta metabólica ao trauma cirúrgico, maior rapidez na recuperação, menos dor, retorno precoce às atividades diárias e cicatriz muito discreta.

NOSSA

EQUIPE MÉDICA

Médicos cirurgiões habilitados em cirurgias minimamente invasivas: cirurgia robótica e cirurgia por videolaparoscopia

DR. CARLOS ANTUNES

CRM 99.575 

Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da PUC São Paulo - Sorocaba

​Especialista em Cirurgia Geral pelo Hospital do Mandaqui

​Especialista em Coloproctologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo​

Membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia

DR. FELIPE PRIETO

CRM 121.226

 

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Marília ​

Especialista em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília

​Especialista em Coloproctologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG)

​Membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia

CONSULTÓRIO

Consultório no Tatuapé - Zona Leste

Atendimento humanizado com total atenção ao paciente, em ambiente moderno e confortável, para diagnósticos precisos e indicação das melhores opções de tratamento.

1/1

CENTRO CIRÚRGICO

Rede D´Or - Hospital São Luiz Anália Franco

Videolaparoscopia e Cirurgia Robótica -  Sistema cirúrgico Da Vinci Si - alta tecnologia para a realização de cirurgias minimamente invasivas assistidas por robô.

Cortes menores, menos dor e desconforto no pós-operatório, diminuição de sangramento durante a cirurgia, menor tempo de internação, melhor recuperação e retorno mais rápido às atividades do dia-a-dia.

MARQUE UMA CONSULTA

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Clínica Monte Serrat

Rua Monte Serrat, 1077

Tatuapé / Anália Franco

Zona Leste de São Paulo

Segunda a Sexta das 8 às 18h

CONVÊNIOS ATENDIDOS

Porto Seguro, Notre Dame, Cabesp, Cassi, Care Plus, Gama, Mapfre, Life, Banco Central, Mediservice e Omint.  Condições especiais de atendimento: SulAmérica e Bradesco. Demais convênios: exerça seu direito de livre escolha e solicite reembolso

2018 por Consutti para Coloprocto Especialistas